01/02/2024

Conheça a primeira presidente do Crea - SP

Conheça a primeira presidente do Crea-SP

Em 2024, o Crea-SP comemora seu 90º aniversário e testemunha um momento histórico com a eleição de Lígia Marta Mackey, a primeira mulher a assumir a Presidência da autarquia. Com 65% dos votos, Lígia iniciou seu mandato em 1º de janeiro, liderando a área tecnológica paulista para o triênio de 2024 a 2026. Essa vitória representa um marco significativo na história da instituição.

Lígia, ex-diretora de Entidades de Classe em 2023 e vice-presidente do Conselho em 2022, já assumiu interinamente a presidência por seis meses. Em sua nova gestão, planeja dar continuidade à cultura de inovação e promover avanços nas iniciativas de diversidade, destacando o Programa Mulher. Os detalhes estão disponíveis em sua entrevista a seguir. Confira alguns momentos.

Como você se sente em assumir a Presidência do maior conselho de classe da América Latina?

“Estou bastante emocionada. Desde as eleições, em novembro, me sinto constantemente honrada e grata. Sei que o desafio não é pequeno, pelo contrário, estamos falando de um universo de 350 mil profissionais e 95 mil empresas. Mas, depois de 30 anos de carreira, entre a construção civil, o associativismo e a integração com o Sistema Confea/Crea, estou certa de que não há momento melhor. Me sinto pronta para lutar pelas nossas profissões.”

Quais as principais dificuldades que encontrou no mercado de trabalho e o que fez para lidar com elas?

Tirando a questão do machismo, o mercado da construção civil pode ser desafiador de muitas formas, mas é o que mais gosto. Estar na obra, vendo o projeto evoluir, diagnosticar e corrigir eventuais problemas, e, no final de tudo, entregar o sonho de alguém pronto faz valer a pena cada obstáculo que surge no caminho. Para mim, que sempre me dediquei à carreira, é uma verdadeira paixão. Ainda que haja pessoas que duvidem ou até desacreditem de uma mulher em um canteiro de obras, o trabalho exige de qualquer profissional um envolvimento e compromisso constante no estudo do local da construção, desenho do projeto e adaptações necessárias, ouvir as demandas e desejos do cliente, escolha das melhores opções de materiais e acabamentos. Tudo depende da entrega do engenheiro e é essa entrega faz com que o resultado final seja positivo ou não. Não é simples lidar com tudo isso ao mesmo tempo, mas se tem uma coisa que pode ajudar, com certeza é a capacitação contínua. Não saímos da universidade prontos e, para falar a verdade, nunca deixaremos de ter algo novo a aprender.

Para saber mais dessa entrevista, acesse https://www.creasp.org.br/noticias/conheca-a-primeira-presidente-do-crea-sp/